Estima-se que, no mundo, haja cerca de 40 mil periódicos científicos.
Produzir e publicar artigos científicos é fundamental para pós-graduandos e pesquisadores, contudo questões simples, porém imprescindíveis, são causa de rejeição de artigos: revisão e formatação correta do texto segundo as normas do periódico.
O revisor de textos pode ter um papel decisivo no processo de aceite de um artigo. Enquanto os autores se preocupam com a qualidade do conteúdo, o revisor vai garantir a correção e a adequação do texto às normas.
Se você trabalha com formatação de artigos, precisa saber que há normas da ABNT e da APA — que são bem diferentes quanto a citações e referências — e normas específicas que variam de revista para revista.
Então, como fazer para não errar?
Compartilho 8 dicas com você:
1. Acesse o site da revista e verifique artigos já publicados: isso vai te ajudar a ter ideia de linguagem, tirar dúvidas de formatação.
2. Tenha um checklist completo de formatação: desse jeito, nenhum ponto vai passar despercebido.
3. Use os recursos de formatação automática do Word: dos estilos rápidos ao design do arquivo, tudo pode ser configurado para ganhar tempo.
4. Confirme as normas para referências: geralmente as revistas brasileiras pedem ABNT ou APA; poucas pedem outra formatação.
5. Conte tudo: quantidade de palavras do resumo, quantidade de caracteres ou de páginas são importantes nas normas de uma revista.
6. Verifique as condições para submissão do arquivo: revistas geralmente pontuam tamanho do arquivo, extensões aceitas (.docx, .doc), ou até têm sistema próprio de submissão.
7. Confira normas para elementos ilustrativos: quadros, tabelas, imagens, gráficos, mapas podem ter regra de resolução, tamanho e disposição no texto, bem como podem ser proibidos.
8. Cuidado com templates: eles podem ser bastante úteis, porém uma formatação errada no programa pode desconfigurar tudo ou prejudicar o material.
Quer aprender mais sobre formatação, direto no Word, executando as ações e as automatizações de estilo?
Preparei uma oficina para ensinar as formatações ABNT e APA para artigos científicos, nos dias 15 e 16 de julho, das 19h às 22h.
O método que desenvolvi e testei é mais produtivo: as aulas serão ao vivo, direto no Word, em uma prática comparativa, e vamos partir de um artigo na formatação ABNT, colocando-o nas normas da APA, passando pelas especificidades de revistas.
Você vai poder acompanhar e aprender técnicas para lidar com mais segurança com a formatação de artigos e ainda receberá acesso vitalício à gravação e a um drive com um checklist completo, além de modelos pré-formatados e normas.
*Hariele Quara é mestre em letras, especialista em revisão de texto e em marketing digital, licenciada em letras e jornalista (MTB 1019/AM). E-mail: contato@mestredarevisao.com
Comments