top of page
  • Foto do escritorHariele Quara

3 cuidados fundamentais em revisão acadêmica

Atualizado: 31 de mar. de 2022

O trabalho de um revisor de textos acadêmicos é repleto de muitos detalhes, e alguns podem acabar despercebidos.


Neste post, separei 3 cuidados essenciais no processo de revisão a que você precisa estar atento, tanto quando o trabalho envolve revisão e formatação, como quando é só revisão ou só formatação:

  1. Colocar a quebras de página entre uma seção e outra;

  2. Verificar os nomes de pessoas, cidades, sobrenomes de autores;

  3. Usar automatização nas listas e no sumário.


Quebras de página


É fundamental colocar a quebra de página entre uma seção e outra, porque isso permite que o texto não fique desconfigurado, caso haja alguma alteração na redação. É muito comum, depois da revisão, a banca ou o orientador pedir alteração.


Como inserir quebra de página?


Selecione as linhas que estão sobrando; na barra de menu, clique em “inserir” e, logo em seguida, escolha a opção “quebra de página”.


Antes
Depois

Verificar a grafia de nomes e pontuação das citações


O processo editorial do texto passa por muitas mãos.


Às vezes um erro simples de grafia ou pontuação pode passar despercebido e quem pega a má fama é o trabalho do revisor. É comum encontrar nomes de pessoas, coisas, cidades e sobrenome de autores escritos incorretamente.


Na dúvida da escrita, basta pesquisar no Google.


É função do revisor responsável pela formatação verificar se todos os nomes dos autores que são citados no corpo do texto estão na lista de referências e vice-versa. Além disso, é importante conferir também a pontuação da citação de acordo com as normas da ABNT.




Listas automatizadas


A gente pode inserir automatização nas listas de ilustração, tabela e até no próprio sumário. Isso traz comodidade para o seu cliente e evita que ele tenha o trabalho de contar página por página para preencher a lista.


Como criar listas automatizadas?


Para sumário, é importante que títulos e subtítulos estejam na formatação que prevê que apareçam no sumário, com o nível correto.


Você pode fazer isso de duas formas: usando os estilos rápidos para títulos do Word ou aplicando a formatação manualmente sobre os títulos e subtítulos.


Formatados os títulos e subtítulos, insira o sumário, na seção Referências, do Word. O comando fica no canto direito:



Inserido o sumário, a partir da daí, basta selecioná-lo, clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção “atualizar campo” e, em seguida, clicar em “atualizar os números de página”.


Com listas de figuras e tabelas, é importante que você adicione a esses elementos títulos por meio do comando "inserir legenda", que aparece para você clicando com sobre o elemento – que deve estar "alinhado com o texto".


Para inserir a lista, basta ir ao comando "inserir lista de ilustrações", na seção Referências, do Word. O processo é bastante semelhante ao do sumário.



💥 DICA BÔNUS! 💥


Lista de abreviaturas e siglas


De acordo com a NBR 14724/2011, a lista precisa ser organizada da seguinte forma:



A sigla ou a abreviatura precisa estar no início da linha e separada do nome completo por extenso com a tecla TAB para ficarem todos na mesma distância.


Não é correto utilizar o “-” para separá-los.


Além disso, é bastante comum, no trabalho acadêmico, a falta de padronização das siglas no corpo do texto.


O correto, segundo a NBR 14724/2011, é primeiro citar a sigla por extenso e depois colocá-la dentro dos parênteses, conforme o exemplo a seguir:





AULÃO #58 | Erros comuns em revisão acadêmica e como não cometê-los

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page