top of page
  • Foto do escritorHariele Quara

5 motivos por que seu texto PRE-CI-SA de revisão

Atualizado: 5 de ago. de 2019



Por mais que você escreva muito bem, seu texto PRE-CI-SA de revisão, especialmente se texto é sua principal ferramenta de trabalho e seu portfólio.


Imagine apresentar ao cliente um texto com erros básicos de digitação? Ou com uma acentuação equivocada? Até mesmo com uma ambiguidade em algum trecho que você não conseguiu detectar quando escreveu? Qualquer um está sujeito a isso!


Por isso, vou apresentar a seguir 5 motivos pelos quais seu texto precisa de revisão:


1 – Você está preocupado demais com o conteúdo


É natural que o autor esteja mais concentrado no conteúdo, na mensagem que deseja passar, do que com a forma do texto. Por isso, é possível que alguns “errinhos” não sejam detectados no momento da digitação. Sabemos que a mensagem é importante, mas a forma conta muito em determinados contextos, como no meio profissional. Uma matéria jornalística com erros, por exemplo, tem menor credibilidade junto ao leitor que uma bem escrita, não é?


2 – Sua “segunda leitura” já está condicionada


“Eu mesmo vou revisar meu texto”, você pode pensar. A questão é que, a partir da segunda leitura, seu cérebro já estará condicionado ao texto e pode não detectar os possíveis erros. Comigo já aconteceu! Quando uma segunda pessoa lê e encontra algo, você pensa: “Como não vi isso antes?!”


3 – Erros de digitação podem acabar passando


Você escreve bem, utilizando bem todos os recursos, com linguagem adequada para o tipo de texto, coesão e coerência. Contudo, qualquer um está sujeito a deixar passar erros de digitação, repetição de palavras e até mesmo aqueles equívocos em que você pensa: “Como eu errei isso?!”


4 – O recurso de correção automática não vai corrigir tudo


O Office, o Chrome e alguns outros programas têm o recurso de revisão automática, o que é muito útil para quem trabalha com texto. Mas esse recurso não é (ainda) uma inteligência articial que detecta tudo! Palavras podem surgir descontextualizadas no seu texto seja porque você confiou na acentuação automática, que falhou, seja porque o Word corrigiu errado uma palavra que não deveria.


5 – Você nunca sabe tudo


Tudo o que está bom sempre pode melhorar. Para isso existe o editor, o orientador, o professor e também o revisor de texto. Às vezes, você escreve bem, mas não sabe empregar crases, ou pontuação, ou falha na colocação pronominal... Há sempre um detalhe no texto que uma segunda visão pode deixar incrível. Antes de um corretor, o revisor é o primeiro leitor do seu texto. A impressão que você deseja passar ao leitor pode ser “calibrada” por meio de uma boa revisão.


Então, são 5 bons motivos para você, antes de qualquer coisa, entregar o seu texto para uma revisão. E isso vale para a postagem das redes sociais, o e-mail, para o texto de site, a matéria, o release, o artigo, o TCC, a tese, a dissertação... Qualquer texto merece ser bem escrito!



94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page