top of page
  • Foto do escritorHariele Quara

Lide jornalístico x legenda em redes sociais


A rede social é de um portal de notícias. O objetivo é atrair leitores para o site. Parece fácil, mas definitivamente não é!


Na era da internet, em que notícias se propagam rapidamente, um fato acontece, chama a atenção e se multiplica rapidamente pelos veículos.


Sai na frente da concorrência quem realmente emprega técnicas estratégicas para garantir que seu conteúdo seja mais qualificado e diferenciado entre aqueles que são apenas "mais do mesmo".


Se seu conteúdo é jornalístico e se o objetivo de suas redes sociais é atrair cliques para o site, não deixe de diferenciar bem lide e legenda!


O LIDE ✅


O objetivo do lide (do inglês, lead) é trazer a informação básica da notícia: quem, o quê, como, quando, como e por quê.


É a primeira parte de uma notícia organizada em pirâmide invertida, em que as informações mais importantes vêm em cima, nos primeiros parágrafos.


A LEGENDA ✅


Vai compartilhar o link nas redes sociais? O objetivo é que o leitor clique no link? Então a última coisa que você deve postar na legenda é o lide da matéria!


A legenda tem necessariamente que captar a atenção do leitor, aguçando sua curiosidade para algo que só a leitura da matéria pode atender.


Seu você já posta o lide, a informação básica da matéria, por que alguém que já sabe quem, o quê, como, quando, como e o porquê vai querer clicar no link?


ALGUMAS DICAS


Trabalhe com perguntas, deixe dúvidas, não entregue todas as informações e use verbos no imperativo como: confira, saiba (mais), veja e entenda.


Você também pode trabalhar com manchetes específicas para suas redes sociais. A manchete deve "conversar" com a legenda, criando a curiosidade do leitor.

121 visualizações0 comentário
bottom of page